Prefeitura de Miracatu realizou 699 abordagens sociais a população em situação de rua em 2022

Home   /   Assistência Social | 07/01/2023 - 09:00

O Serviço Especializado em Abordagem Social do CREAS de Miracatu realizou ao todo 699 abordagens sociais a um total de 522 pessoas em situação de rua no ano de 2022.

Nas abordagens, que ocorrem no mínimo duas vezes na semana, a equipe constituída por assistente social e educadores sociais procuram relacionar o serviço ofertado na unidade para este grupo (acompanhamento através do PAEFI, busca familiar através de contato telefônico e/ou Internet através das redes sociais, solicitação de certidão de nascimento e casamento para que eles possam tirar os documentos pessoais, passagem aos que desejam se deslocar do município, confecção de currículo, entre outros serviços).

Do perfil abordado, a quantidade de pessoa em situação de rua em transito, ou seja, migrantes, são a maioria, perfazendo o número de 507 pessoas. Destacamos que um dos motivos é a posição geográfica do município que está localizado às margens de uma das principais rodovias do país, BR-116, em um trecho importante que liga o sudeste ao sul.

As principais questões que levaram as pessoas a estarem em situação de rua verbalizadas são: desemprego, ausência de moradia fixa, conflito familiar, problemas relacionados à saúde tais como uso abusivo/dependência de álcool e substancias psicoativas  e a morte de familiares.

O Diretor do Departamento de Assistência Social, João Júnior, ressalta a importância deste e dos demais trabalhos desenvolvidos no CREAS e informa que caso a população queira conhecê-los basta procurá-los na avenida Dona Evarista de Castro Ferreira, 64 – Centro, em frente ao Pronto Atendimento Miyoji Kayo.

Assistência Social - 07/01/2023 | 09:00