Miracatu apresenta experiências do comitê municipal de enfrentamento a violências para os municípios do Vale do Ribeira

Home   /   Assistência Social | 23/11/2022 - 11:00

Nesta última terça-feira (22) a Prefeitura Municipal de Miracatu, por meio dos Departamentos Municipais de Assistência Social e Saúde, estiveram presentes na reunião ampliada do Comitê Regional de Enfrentamento a Violências que ocorreu no auditório do Canal Direto SP+Perto em Registro-SP.
Na ocasião foi apresentado pelo Coordenador do CREAS, Felipe Neves, para as equipes técnicas de diversos setores públicos municipais e estaduais do Vale do Ribeira o histórico da criação do Comitê Municipal de Enfrentamento as Violências contra a criança, ao adolescente, a mulher, a pessoa com deficiência e a pessoa idosa do município de Miracatu que se deu em 2015 e a sua formalização em 2016, lei municipal 1.829, e adiante, apresentado o fluxograma de atendimento às diversas formas de violência contra os grupos elencados.
Foi explanado sobre a paralisação que ocorreu em razão da pandemia em 2020 e a sua retomada atualmente.
O Coordenador do CREAS de Miracatu ressaltou sobre a importância da criação do comitê, pois a partir de construído um fluxo de atendimento, as vítimas terão um atendimento eficaz, evitando possíveis prejuízos como a falha no atendimento e a revitimização por terem sido expostas a vários serviços públicos sem necessidade.
Estavam presentes a Responsável Técnica Enfermeira Carla Augusta e Enfermeiro Jederson Domingues do Pronto Socorro Miyoji Kayo, a Enfermeira Coordenadora da Atenção Básica de Saúde, Raquel de Souza, do Departamento de Saúde, o Psicólogo Iury Arruda e Assistente Social Luziene Imaguti do CREAS do Departamento de Assistência Social.
Além da apresentação do município de Miracatu houve a apresentação do histórico do Comitê Regional de Enfrentamento a Violências, apresentação do Programa Conviva da Diretoria de Ensino de Registro e em alusão ao dia 25/11 - Dia Internacional do Combate a Violência Contra a Mulher – exposição da Dra Carla Arnoni.
O Prefeito Vinícius declarou que é de suma importância a participação dos servidores da Prefeitura nesses encontros uma vez que somada as experiências adquiridas no evento a população passa a ser beneficiada com um atendimento de qualidade.
#PrefeituraDeMiracatu
#ofuturoéagora