I Festival Literário de Miracatu - FLIMI

Home   /   Cultura | 19/07/2022 - 12:00

O Departamento de Cultura, Turismo e Desenvolvimento Econômico, realizará nos dias 4, 5, e 6 de agosto, o I Festival Literário de Miracatu! O FLIMI é uma iniciativa que visa reunir diversos atores da arte e cultura de Miracatu e região, fortalecer o resgate da memória local, envolta pelas histórias passadas de uma a outra geração, pela homenagem à grandes nomes na música, literatura, cultura erudita e popular do Vale do Ribeira.

E para começar em grande estilo, o I Festival Literário de Miracatu, homenageia o Violonista e compositor Miracatuense, Laurindo de Almeida.

Laurindo José de Araújo Almeida Nóbrega Neto (1917 – 1995), filho de um ferroviário e uma pianista amadora, atuou ao lado de artistas como Heitor Villa-Lobos, Radamés Gnattali, e Pixinguinha. Em 1947 fez parte da orquestra de Carmen Miranda. Ao longo de sua carreira, recebeu 11 indicações ao Grammy Awards, vencendo em 6 ocasiões. Contribuiu significativamente, para a difusão e sistematização da Bossa Novo nos Estados Unidos compôs e fez arranjos para 800 produções, incluindo filmes dos grandes estúdios de Hollywood, compôs a trilha sonora do curta-metragem de animação "The Magic Pear Tree", tocou bandolim em “O Poderoso Chefão”, de 1972, e alaúde em “Os Dez Mandamentos”, de 1956.

A programação desta primeira edição traz um rico repertório de releituras contemporâneas das obras do Mestre Laurindo, e uma lúdica e cativante revisita à história da fundação da cidade de Miracatu e de suas raízes imaginárias e simbólicas. Será um momento de culto e festividade das nossas riquezas humanas, imateriais e intangíveis! Serão lançamentos de livros, mesa de debate, atração l artística e cultural, biblioteca ao ar livre, exposição, sarau e muito mais!

Fique de olho na programação e não perca este lindo tributo às histórias que nos fazem o que somos!

Cultura - 19/07/2022 | 12:00