CREAS realiza busca para identificar índice da população em situação de rua.

Home   /   Assistência Social | 05/07/2022 - 17:00

O serviço técnico especializado em aproximação social do CREAS de Miracatu realizou hoje (05), uma busca ativa para identificar o índice da população em situação de rua no Município de Miracatu.

Nas abordagens, que ocorrem no mínimo duas vezes na semana, a equipe constituída por assistentes sociais, psicóloga e educadores sociais procuram relacionar o serviço ofertado na unidade para este grupo (acompanhamento através do PAEFI, busca familiar através de contato telefônico e/ou Internet através das redes sociais, solicitação de certidão de nascimento e casamento para que eles possam tirar os documentos pessoais, passagem aos que desejam se deslocar do município, confecção de currículo, etc).

O Coordenador do CREAS, Felipe, destaca que "para que todo o serviço seja ofertado tem de haver interesse por parte do utente, sendo que esse possui total autonomia e é o protagonista de sua história de vida, cabendo ao serviço tão somente propor, orientar e conduzir para que eles consigam superar a vulnerabilidade e as violações de direito. Além disso os usuários são orientados que possuem direitos fundamentais como acesso/encaminhamento aos demais serviços da rede socioassistencial.

No primeiro semestre de 2022 foram realizadas 399 abordagens sociais a um total de 304 pessoas em situação de rua.
Neste espaço estacional do inverno as pessoas em situação de rua, embora em transito, procuram locais para acomodar-se durante a noite e também durante o dia em marquises, praças, pontos de ônibus, em baixo de pontes ou viadutos, etc.

As principais questões que levaram as pessoas a estarem em situação de rua verbalizadas são: desemprego, ausência de moradia fixa, conflito familiar, problemas relacionados a saúde, uso abusivo/dependência de álcool e substancias psicoativas e a morte de familiares.

O Diretor do Departamento de Assistência Social, João Júnior, ressalta a importância deste equipamento no Município, sendo que além das abordagens sociais o CREAS executa outros trabalhos, e que caso a população queira conhecê-los basta procurá-los na Rua Madre Nineta Jonata n° 10 - Centro - em frente a Gerafarma.

O Prefeito Vinícius Brandão elogiou o trabalho realizado e agradeceu a equipe da Assistência Social liderado pelo Diretor João finalizando " Precisamos ser humanos e identificar todas as vulnerabilidades do município, parabéns ao diretor João Júnior e toda equipe".

Assistência Social - 05/07/2022 | 17:00