• Avaliação do SESI demonstra excelente recuperação na alfabetização dos alunos da rede municipal de educação

Home   /   Educação | 16/01/2023 - 16:00

O Departamento Municipal de Educação de Miracatu e o Sistema SESI-SP firmaram uma parceria por meio do Programa Emergencial de Educação Pós-Pandemia “Recompondo Saberes”.

Nesta parceria, foram realizadas 03 (três) avaliações diagnósticas de todos os alunos da rede municipal a partir do 2º ano do Ensino Fundamental, nos meses de agosto, outubro e dezembro. Após realização de avaliação diagnóstica, o SESI encaminhou relatório final do Programa, demonstrando uma excelente melhoria no nível de alfabetização dos alunos, entre os meses de agosto e dezembro de 2022, como é possível ver na tabela abaixo:

O sucesso deste programa foi possível pois a Prefeitura Municipal de Miracatu implantou por meio do Departamento de Educação o projeto REFORÇO PARALELO, com foco na alfabetização dos alunos do 3º ao 5º ano do Ensino Fundamental. O Projeto foi realizado pela primeira vez na rede municipal de Educação de Miracatu, e permitiu aos alunos as aulas de reforço no contraturno escolar, em um dia na semana, com turmas reduzidas, e com dificuldades parecidas, para facilitar o desenvolvimento desses alunos.

Além de aulas diferenciadas os alunos receberam almoço, lanche e o transporte escolar para que fosse possível a participação de todos os alunos do município em todas as escolas do município.

O Sistema SESI forneceu as formações aos docentes, equipes gestoras, e materiais para trabalhar em sala de aula. O município de Miracatu foi acompanhado pelo Analista do SESI Reginaldo.

“Ficamos muito felizes com o resultado do Projeto de Reforço Paralelo, muitos pais e professores tem nos procurado trazendo os avanços dos alunos. Tínhamos muitos alunos nos 4ºs e 5ºs anos que ainda não estavam alfabetizados, e durante a realização do projeto grande parte desses alunos foram alfabetizados, e antes mesmo do final do ano alguns desses alunos já não estavam mais fazendo as aulas de reforço, pois já conseguiam acompanhar os professores em sala de aula! E o relatório do Sesi nos mostrou que estamos no caminho certo. Neste ano vamos investir ainda mais em reforço paralelo! Agradecemos a todos os envolvidos pela participação no sucesso deste Projeto!” destacou a Diretora do Departamento Julie Moraes.

O Relatório final da avaliação do SESI-SP pode ser consultado clicando aqui.

Educação - 16/01/2023 | 16:00