• CCI DE MIRACATU REALIZA SEMANA DA PREVENÇÃO DE QUEDAS PARA OS IDOSOS

Home   /   Assistência Social | 28/06/2019 - 10:19

No dia 27/06, foi realizado no  CCI  o evento "ENCONTRO O MEU ESPAÇO NO COMPASSO DA CIDADE“,  que faz parte da semana de prevenção de quedas para idosos promovido pelo SESC em parceria com a Prefeitura Municipal de Miracatu.

O encontro foi dividido em duas etapas:

Uma Roda de conversa  refletindo sobre o corpo ativo do idoso nos espaços públicos.  A atividade  propôs a reflexão sobre possíveis causas e consequências das quedas de idosos no explorar das cidades, conscientizando-os sobre a dimensão do corpo ativo e com condições de ir e vir de forma independente, apto a ocupar os espaços urbanos de maneira autoconsciente e reconhecendo-se no papel de ser que interage, socializa e aprende. A atividade também promoveu o olhar crítico sobre a cidade analisando as condições estruturais e o espaço urbano, que por vezes oferecem situações de quedas. A segunda atividade foi uma dança circular para estimular melhores condições de coordenação motora, orientação espacial e temporal, equilíbrio, ritmo e agilidade, além da possibilidade de socialização e superação de desafios, buscando a conscientização do idoso sobre a importância de manter o seu corpo ativo, em condições de se movimentar de forma independente, contribuindo na prevenção das quedas.

Estiveram presentes o Monitor de Esportes do Sesc Marcos Roberto e a Educadora em Atividades Físico Esportivas Elaine Gomes.

Na oportunidade foi comemorado os aniversariantes do mês.

Essa parceria com o SESC foi firmada no início do ano quando os diretores de Cultura Everton Alcântara e do Departamento Social Roberta Pereira foram conhecer o espaço do SESC e colocar o município à disposição para realização de atividades. Desta forma, já estamos colhendo o resultado e já temos várias ações para os próximos dois meses nas áreas de educação e cultura.

Assistência Social - 28/06/2019 | 10:19