• Investimentos na Assistência Social de Miracatu garantem avanços e benefícios para a população

Home   /   Assistência Social | 22/12/2023 - 10:00

Orçamento destinado de recursos próprios pelo município aos serviços socioassistenciais atingiu patamar recorde. Nos últimos dois anos, a Prefeitura de Miracatu tem investido cada vez mais no fortalecimento da política socioassistencial, primordial para a população mais vulnerável. Em 2024 não poderia ser diferente, afinal, só neste ano, o Departamento Municipal de Assistência Social (DMAS) registrou o atendimento médio de 15.240 pessoas, conforme dados referentes ao período entre janeiro e início de dezembro (Fonte: RMA SUASWEB).

Para prover todas as suas unidades, equipes, serviços e parceiros com melhores condições, permitindo o avanço da política pública de Assistência Social, a Prefeitura de Miracatu ampliou os recursos destinados à Assistência Social. Em 2024, o orçamento destinado para a pasta será de R$ 4.749.800,00, dos quais R$ 2.002.000,00 são recursos próprios do Município, exclusivos para as ações socioassistenciais, não inclusos nesse montante a folha de pagamento dos servidores que também é de responsabilidade da Prefeitura. Esse valor recorde é superior ao investimento dos anos anteriores, que foram de R$ 1.400.822,65 milhões em 2023, R$ 1.045.480,32 milhões em 2022 e R$ 1.033.310,95 em 2021.

O Diretor do Departamento municipal de Assistência Social, João Alves de Arruda Junior, enfatizou que a pasta é uma das responsáveis pela maior carta de serviços da Prefeitura de Miracatu “Isso traz diversidade em todos os nossos serviços, programas e projetos, além de muitos desafios. Todavia, nos últimos anos, a Assistência Social tem avançado, com aumento em seu orçamento, o que permite uma proteção social maior. Destacamos, entre as muitas conquistas, o grande alcance dos trabalhos coletivos no CCI, Centro da Juventude e apoio as entidades socioassistenciais, que permitem um fortalecimento de vínculos das famílias e comunidades. No ano de 2023 foram ampliados os benefícios eventuais e inaugurados três novos serviços/programas no município, sendo o Programa Família Acolhedora, o Centro de Capacitação Profissional e Geração de Renda e o Programa Frente de Trabalho Municipal. Vale ressaltar que todos esses trabalhos fortalecem os territórios e diminui a violência e as situações de violação de direitos, qualificam a população em cursos profissionalizantes e geram renda as pessoas em situação de desemprego no município”, detalhou.

O Prefeito de Miracatu, Vinícius Brandão destacou que a cidade tem uma gestão preocupada com a justiça social e que não quer deixar ninguém para trás. “Estamos, a exemplo das demais cidades brasileiras, inseridos em um contexto nacional desafiador, com aumento das pessoas em situação de pobreza e em insegurança alimentar. Mas não medimos esforços para apoiar a população que mais precisa, como forma de mitigar situações de dificuldades extremas entre as famílias miracatuenses. São várias as frentes nesse sentido, desde as de cunho social, passando pela saúde, educação, mobilidade entre outras. O levantamento realizado pela equipe gestora do Departamento de Assistência Social, mostra em números e com indicadores, esse grande esforço de investimento que a Prefeitura de Miracatu está fazendo em políticas públicas para uma retomada inclusiva. Seguimos trabalhando com o sonho de fazer de Miracatu, cada vez mais, uma cidade de oportunidades para todos”, afirmou Vinícius Brandão.

Assistência Social - 22/12/2023 | 10:00