Hino e símbolos

Home   /   Hino e símboloss

Hino Oficial de Miracatu

Letra e Música de autoria do Professor e Diretor de Escola Roque de Castro.

 

Roque de Castro nasceu na Fazenda Retiro na Estância Climática de Cunha em 27 de Fevereiro de 1924, filho de Antônio Francisco de Castro e Maria Francisco de Castro. Sendo o caçula da
família, teve pela ordem os seguintes irmãos: Francisca de Paulo de Castro, Luzia de Castro Mettidieri, Antonio de Castro e Maria Luiza de Castro, todos já falecidos.


Iniciou seus estudos no Grupo Escolar Dr. Flamínio Lessa; o ginasial cursou na Escola Professor Nogueira da Gama (Manuel Jacinto Nogueira da Gama, professor brasileiro); — formou-se
professor normalista no Instituto de Educação Conselheiro Rodrigues Alves no ano de 1947. Escolas localizadas em Guaratinguetá - Vale do Paraíba.

 

O professor Roque de Castro, como todos em início de carreira, trabalhou em várias escolas, sendo o Curso de Adultos de Guaratinguetá a primeira experiência profissional, foi Diretor do
mesmo.

 

Em 1949 ingressou como professor primário no Distrito de Paz de Gracianópolis pertencente ao município de Lucélia, mais tarde, o distrito emancipou-se e em 1953 recebeu o nome atual de Tupi Paulista.
Chegou ao Vale do Ribeira em meados de 1950 como professor no município de Pedro de Toledo (Parada Carvalho e depois à época distrito de Prainha, Atual Miracatu) do
Grupo Escolar de Alecrim, que em 1964 recebeu o patronímico de Grupo Escolar Professor Agnello Leandro Pereira, atualmente escola municipalizada.

 

Sua esposa, Maria Tereza Antunes de França Castro, à época sua namorada desde os tempos de escola normal, lecionava no município de Itariri como professora primária atuando no Grupo Escolar Padre Leonardo Nunes (municipalizada).

 

Roque, através de tratativas políticas, conseguiu sua remoção para Itariri onde atuou como Diretor.

 

Casou-se com Maria Tereza em 22 de Junho de 1951 na cidade de Guaratinguetá, escolhendo a data criteriosamente para usufruir os oito dias de gala que ao término coincidiria com as férias escolares do meio do ano. O casal teve três filhos: o primogênito Roque Marcelo de França Castro (1953), José Luiz de França Castro (1954) ambos aposentados e Maria Tereza de França Castro (1967) funcionária da Saúde. O casal teve nove netos e sete bisnetos.

 

Roque de Castro chegou a Miracatu no ano de 1955 como Diretor do Grupo Escolar Diogo Ribeiro e sua esposa como professora. Fizeram amigos na cidade e ambos se removeram de volta para o Vale do Paraíba no início do ano letivo de 1960.

 

Destacou-se profissionalmente e culturalmente, atuando emvários municípios, ocupou também o cargo de Inspetor de Escolas (atual Supervisor de Ensino); foi Diretor do CPP (Centro do Professorado Paulista) na Região. Ainda como estudante foi autor do Hino do Estudante de Guaratinguetá entre 1946 e 1947 e um dos fundadores da Guarda Mirim de Guaratinguetá (assistia aos jovens que estagiavam no comércio da cidade). Roque foi professor, poeta e músico. Foi homenageado e sua história contada em enredo do Bloco Carnavalesco Lelé da Cuica de Guaratinguetá no carnaval de 1992. A letra e música do Hino de Miracatu é uma homenagem do mesmo ao município que o recebeu muito bem e pelo qual tinha grande apreço.

 

Roque de Castro aposentou-se como educador no ano de 1983 e continuou ativo até o seu falecimento ocorrido em 01/01/2009 prestes a completar 85 anos (em 27/02).

 

As informações foram prestadas pela sua esposa Maria Tereza, lúcida (completará 90 anos em 12/8 do corrente) e complementadas por sua sobrinha Luiza. Dona Tereza foi aquela que apresentou as primeiras letras a este modesto escriba nos anos de 1957 e 1958 em Miracatu. Permitam-me uma licenciosidade poética: “A primeira professora é como a primeira namorada nunca se esquece”. Em tempo, Dona Maria Tereza ficou muito feliz em conversar sobre o marido e mais ainda em colher informações indagando sobre os seus contemporâneos.

 

Autor: Jorge Batista
Professor e Diretor de Escola (aposentado)

 

HINO

Miracatu, Miracatu
Minha terra brasileira
Altaneira , hospitaleira
Terra querida
Que eu quero bem

Suas lindas matas
Se enfeitam e se ajeitam
Ao seu redor como
Pétalas a flor
És um primor
É um amor
Oh linda Miracatu

És tão gentil
És tão gentil
Bem mostra ser
Um pedacinho do Brasil

O São Lourenço de águas profundas
Regate a terra
E a faz tão fecundas
Seus bananais
E matagais
Beleza e riqueza são.

Miracatu , Miracatu
Eu te conservo dentro
do meu coração


BRASÃO
Brasão de Miracatu

BANDEIRA

Bandeira de Miracatu