• (13) 3847-7000
  • Compartilhe

18 DE MAIO - DIA DA LUTA ANTIMANICOMIAL

Saúde - 18/05/2020 | 16:35

Foto:

O Dia Nacional da Luta Antimanicomial foi instituído após profissionais da Saúde mental, cansados do tratamento desumano e cruel dado a usuários do sistema de saúde mental, organizarem o primeiro manifesto público a favor da extinção dos manicômios durante o II Congresso Nacional de Trabalhadores da Saúde Mental realizado em 1987, na cidade de Bauru-SP. Naquela manifestação nasceu o movimento antimanicomial.
A proposta do movimento é usar este dia para destacar a luta pelos direitos das pessoas com sofrimento mental e combater a ideia de que se deve isolá-la da sociedade.
A luta antimanicomial faz lembrar de que como todo cidadão, estas pessoas tem o direito fundamental à liberdade,  receber todo cuidado e tratamento e de viver em entre as pessoas com cidadania.
Uma das conquistas deste movimento foi a Lei 10.216/2001, que determinou o fechamento progressivo dos hospitais psiquiátricos.
Desde então, no Brasil foram instalados serviços substitutivos como os CAPS (Centros de Atenção Psicossocial), as Residências Terapêuticas, Programa de Redução de danos, Centros de Convivência, Oficinas de Geração de Renda, etc.
Miracatu conta com serviços do CAPS e Residência Terapêutica para atender esta população com deficiência mental. Para ter acesso aos serviços, as pessoas devem entrar em contato pelo telefone
(13)3847-1306 ou ir até o CAPS  que fica localizado na rua Joaquim Dias Ferreira, n° 100 - Centro.

Últimas Notícias