• (13) 3847-7000
  • Compartilhe

SÁBADO SERÁ O “DIA D” DA CAMPANHA CONTRA O SARAMPO

Saúde - 13/02/2020 | 16:42

Foto:

A Secretaria de Estado da Saúde iniciou na segunda-feira (10), em parceria com os municípios e o Ministério da Saúde, a primeira etapa da campanha nacional de vacinação contra o sarampo de 2020, para alcançar crianças e jovens ainda não imunizados contra a doença. As doses serão aplicadas em pessoas na faixa etária de 5 anos a 19 anos. Até o dia 13 de março, as doses estarão disponíveis em todos os postos de vacinação do Estado de São Paulo.

No sábado (15), haverá o “Dia D”, quando a UBS Dr. Manoel Peres Bazan e a USF Jardim Yolanda estarão abertas das 08h às 16h, para facilitar o acesso dos pais e responsáveis. A vacina tríplice viral protege contra sarampo, rubéola e caxumba. É importante comparecer aos postos de saúde com a carteirinha de vacinação, para que um profissional verifique a necessidade de aplicação da dose.

O calendário nacional de vacinação prevê a aplicação da tríplice aos 12 meses e também aos 15 meses para reforço da imunização com a tetraviral, que protege também contra varicela. Para os bebês com 6 meses também devem receber a chamada “dose zero”, que não é contabilizada no calendário.

“É de extrema importância o comparecimento para atualização da carteira de vacinação. Além de evitar diversas doenças, contribui para qualidade de vida de todos” afirma a diretoria de Imunização, Núbia Araújo.

A vacina é contraindicada para bebês com menos de 6 meses. A recomendação para os pais e responsáveis por crianças nessa faixa etária é evitar exposição a aglomerações, manter higienização adequada, ventilação adequada de ambientes, e sobretudo que procurem imediatamente um serviço de saúde diante de qualquer sintoma da doença, como manchas vermelhas pelo corpo, febre, coriza, conjuntivite, manchas brancas na mucosa bucal. Somente um profissional de saúde poderá avaliar e dar as recomendações necessárias.