PROFISSIONAIS DE SAÚDE DE MIRACATU RECEBEM CAPACITAÇÃO CONTRA O SARAMPO

Saúde - 02/09/2019 | 08:30

Nessa semana as equipes da rede municipal de Saúde receberam uma capacitação acerca das condutas frente aos casos de sarampo no estado de São Paulo.
A enfermeira e coordenadora da Vigilância Epidemiológica de Miracatu Kazue Hanashiro orientou os profissionais de saúde sobre o atendimento aos munícipes, em relação à imunização, atenção aos sinais e sintomas, bem como os procedimentos a serem tomados e a notificação dos casos suspeitos.
O sarampo é uma doença extremamente contagiosa causada por um vírus do gênero Morbillivirus, da família Paramyxoviridae. A transmissão pode ocorrer por meio da fala, tosse e/ou espirro. O quadro de infecção pode ser grave, com complicações principalmente em crianças desnutridas ou com sistema imunológico debilitado.
Segundo o Ministério da Saúde, em 2019 o Brasil já registrou 1.388 casos confirmados de sarampo, sendo que 1.322 deles (95,2%) ocorreram no Rio de Janeiro, em São Paulo, na Bahia e no Paraná. A faixa etária com maior número de casos é a de 20 a 29 anos, com 37% dos registros.
A Prefeitura de Miracatu solicita a população que procure a unidade de saúde mais próxima para atualização da carteira de vacinação.
O sarampo mata!