PREFEITURA DE MIRACATU REALIZA CAMPANHA JANEIRO ROXO CONTRA A HANSENÍASE

Saúde - 14/01/2019 | 14:57

Foto:

A prefeitura de Miracatu, através do Departamento de Saúde, realizará no dia 28 de janeiro, o Dia “D” da campanha “Janeiro Roxo”, cujo objetivo é educar e conscientizar a população sobre a Hanseníase, seu diagnóstico precoce, a redução de agravos e o tratamento. A doença é causada por uma bactéria e os sintomas geralmente não são percebidos pelos pacientes.

Durante a campanha, as equipes de saúde da rede municipal realizarão buscas ativas e testes de sensibilidade para identificar casos da doença em todas as Unidades de Saúde no período da manhã. Também haverá distribuição de panfletos e material informativo para a população. Às 13h, acontecerá na Câmara Municipal, um treinamento básico em Hanseníase para os profissionais da saúde do município.

Principais sintomas da doença:

– O corpo do paciente com Hanseníase costuma apresentar uma ou mais manchas esbranquiçadas ou avermelhadas na pele; com perda de sensibilidade ao calor, à dor e ao toque;

– Ferimentos ou queimaduras sem dor nas mãos ou nos pés;

O tratamento é feito com medicamentos diários e pode durar de seis meses a 1 ano. Nem toda a forma da doença é contagiante, porém assim que o tratamento é iniciado, as pessoas que adquiriram a doença contagiante já deixam de transmitir a doença a outras pessoas. A hanseníase tem cura e os medicamentos são gratuitos.