DEPARTAMENTO MUNICIPAL DE SAÚDE RECEBE O PRÊMIO LUIZA MATIDA

Saúde - 19/11/2018 | 14:43

O município de Miracatu, através do Departamento de Saúde, recebeu o 2º Prêmio Luiza Matida em reconhecimento ao trabalho realizado para eliminação da sífilis congênita no Estado de São Paulo.
Este prêmio é parte do Programa Estadual IST/Aids-SP, faz referência a Luiza Matida, pediatra falecida em 2014 que lutou incansavelmente pela eliminação da sífilis congênita e transmissão vertical do HIV.
É também o reconhecimento ao trabalho que vem sendo realizado pelo município de Miracatu pelo aumento na taxa de detecção de Sífilis em gestante e redução na taxa de Sífilis Congênita.
Para isso, o Departamento de Saúde implantou diversas ações no município como:
- Por uma resolução da Secretaria de Estado da Saúde, a Sífilis Congênita (óbito ou não) passou a fazer parte do Comitê Municipal de Investigação dos Óbitos Fetais, Infantis e Maternos e de Sífilis Congênita, que através de um protocolo específico investiga os casos de óbitos infantis, detectando e solucionando os problemas e causas, para que não ocorram novamente.
- A implantação do Teste Rápido para Sífilis no Pré- Natal, feito logo que a gestante inicia o mesmo, como estratégia para aumentar o diagnóstico precoce da doença.
- O tratamento rápido e de maneira eficaz de acordo com cada fase da doença, evitando que o bebê tenha sífilis congênita.